Projeto Novos Passos é iniciado em Passo Fundo
Postado em: 18 de Abril de 2024 por Rotary Club de Passo Fundo
Um menino de cinco anos, morador do Município de Barros Cassal, foi o primeiro paciente portador de pé torto congênito tratado pela equipe do Dr. Jung Ho Kim, no Hospital São Vicente de Paula, com recursos provenientes do subsídio distrital concedido ao Rotary Club de Passo Fundo.
O projeto, denominado “NOVOS PASSOS”, tem como objetivo o auxílio para tratamento do pé torto congênito para pacientes que estão em fila de espera do SUS e não têm condições de adquirir a órtese. O tempo na fila de espera é crucial para o sucesso do tratamento, visto que a intervenção deve ser iniciada logo após o nascimento. O pé torto congênito trata-se de uma alteração nos ligamentos, músculos, tendões e ossos dos pés que acontece durante a gestação. O tratamento consiste em usar uma órtese chamada Denis Browne, durante três meses no período do dia e a noite. E após, até os três ou quatro anos no período da noite.
O clube manterá um fluxo de acompanhamento destes pacientes desde seu início até o término, quando a criança completa quatro anos. A intenção do clube é que este seja o início de um projeto que se sustente por mais anos, auxiliando mais crianças com a adesão da comunidade no patrocínio de órteses ou com fundos de futuros projetos para realização de um banco de órteses.
O valor recebido da Fundação Rotária foi da ordem de R$ 4.800,00. O projeto foi idealizado e é coordenado pela rotariana e enfermeira Simone Cristina Girardello Ritter.






